quarta-feira, 19 de setembro de 2012

POR QUE CATALOGAR AS ESPÉCIES?


O texto a seguir, usei em meus estudos quando cursava Licenciatura em Ciências Biológicas (Valdemir Mota de Menezes, o escriba)

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POR QUE CATALOGAR AS ESPÉCIES?

14:57 Lelio

É enorme a diversidade de seres vivos em nosso planeta. Os pesquisadores estimam a existência de 5 a 30 milhões de espécies, embora somente cerca de 1,7 milhão de espécies já foram catalogadas por cientistas.



A área da Biologia que realiza esse estudo é a Taxonomia, que vem do grego taxis = ordem e nomos = lei. A descrição e a classificação dos seres através da Taxonomia têm a finalidade de organizar as informações sobre a biodiversidade, facilitando assim o estudo e a preservação das espécies.



No século XVIII, Carl von Linné ou simplesmente Lineu (botânico e zoólogo sueco) criou um sistema de classificação para agrupar os seres vivos em categorias hierárquicas. Atualmente, são usadas para todos os seres vivos sete categorias de classificação (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie), constituindo uma hierarquia.



A espécie - que pode ser definida com um conjunto de organismos semelhantes capazes de se reproduzir gerando descendentes férteis - representa a unidade básica da Taxonomia.



Lineu determinou que o nome científico de cada espécie deve ser binominal (ou seja, cada ser receberia dois nomes), e estes nomes devem estar destacados no texto preferencialmente em itálico. Ex.: O cachorro foi chamado de Canis familiaris.



Especialistas que fazem esse estudo, realizando o catálogo e a classificação das espécies, são chamados de taxonomistas ou sistematas.



O nosso projeto tem a finalidade de fazer com que os alunos percebam a importância desse grande trabalho realizado pelos pesquisadores, e que eles também possam desenvolver o conhecimento nesta e em outras áreas de estudo das ciências. Lembrando que os alunos apenas citam no site espécies já anteriormente catalogadas por vários cientistas, como forma lúdico-pedagógica a fim de contribuir no processo de ensino-aprendizagem através do uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação.



Vale ressaltar, que apenas através do conhecimento das espécies é que se adquire as bases e os conhecimentos prévios e necessários, a fim de pensar e de realizar meios para preservação da biodiversidade e sustentabilidade ambiental. Por essa razão, o projeto Catalogando na Escola, adota o seguinte lema: conhecer para preservar; e esse pensamento, pode e deve ter inicio na escola.



Além disso, como consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a questão ambiental é considerada atualmente urgente e importante para toda sociedade, visto que o futuro da comunidade, depende de nossa relação com os recursos naturais. Este documento também inclui a temática do Meio-Ambiente como tema transversal dos currículos escolares, que deve permear toda prática educacional, porém, para isso é necessário que essa consciência alcance os educadores e as escolas de todo nosso país. Diante disso, se enfatiza a importância social e ambiental do projeto Catalogando na Escola.



Boa aprendizagem.



Biólogo e Prof. Fabio Felipe

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