quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ANIMAIS MISTERIOSOS NO HAVAI

No site abaixo, copiei esta matéria jornalística, ela serviu-me como base em um trabalho universitário, enquanto cursava licenciatura em Ciências Biológicas. (Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)



http://www.anda.jor.br/20/07/2012/milhoes-de-animais-misteriosos-aparecem-nas-margens-de-praia-do-havai

------------------------------------------------
Muitos morreram


Milhões de animais misteriosos aparecem nas margens de praia do Havaí

20 de julho de 2012 às 6:00



Por Allie Compton (Huffington Post)

Tradução: Patrícia Tai (da Redação)





Caranguejo "7-11" na fase adulta, também conhecido como "Spotted reef crab" (Foto: Wikimedia)



Pesquisadores estão perplexos, e antigos moradores do Havaí dizem que nunca viram algo assim.



De acordo com o Jornal Hawaii News Now, vários banhistas relataram ter visto caranguejos de cor roxa, do tamanho de ervilhas, pelas margens do O’ahu.



Especialistas em vida selvagem do Estado disseram ao Hawaii News que os mini caranguejos podem ter parado ali como resultado da ação de mares bravios que deixaram bolhas de ar em suas conchas, e que os impediram de mergulhar.



“Pode ser um fluxo de água morna ou fria chegando, mas não temos quaisquer sinais disso”, disse o Dr. Andrew Rossiter ao Jornal. “Se fosse a poluição, teria afetado outras espécies também, então nós realmente não sabemos por que isso está acontecendo”, acrescentou.





Foto: Hawaii News Now



Embora especialistas do Waikiki Aquarium estejam supondo que sejam caranguejos “7-11″ – uma espécie comum para o Havaí – em estágios de larvas, eles afirmam este evento em particular nunca foi visto antes. Esta espécie pode crescer até 17 centímetros de comprimento.



“O que estamos vendo é uma etapa natatória, provavelmente um pouco antes do animal se estabelecer na fase caranguejo propriamente dita”, explicou o biólogo Norton Chan, do Waikiki Aquarium, para o site KHON.



Aqueles que não morreram estão sendo capturados por pesquisadores do Waikiki Aquarium que esperam mantê-los vivos por tempo suficiente para ver que animais se tornarão quando crescerem.



Nota da Redação: Os animais que estão sendo capturados devem ser devolvidos aos seus habitats, assim que for feita a devida identificação/catalogação de suas características, de forma não invasiva e mantendo a integridade do animal. O direito à vida e à liberdade dos animais é mais importante do que a necessidade humana de catalogar e estudar as espécies animais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário