I'm not against progress, but appeal to common sense, this phrase from a song by Roberto Carlos portrays my vision on the responsibility of each human being for the care of nature. For those who think small your home is only where he sleeps, for those who think big is your home planet. (By Reasearcher Valdemir Mota de Menezes)
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
ENCICLOPÉDIA ELETRÔNICA DA VIDA
Tudo o que defende a criação de Deus, é uma causa em que estou empenhado(Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)
-------------------------------------------------
Cientistas querem catalogar todas as espécies da Terra
Mariana Timóteo da Costa
Uma "Enciclopédia Eletrônica da Vida". É esse o plano de Edward O. Wilson para salvar o planeta.
Considerado um dos mais importantes cientistas do mundo, Wilson afirma que não se pode preservar a biodiversidade sem se conhecer devidamente as espécies que habitam o planeta. Por isso, ele idealizou a All Species Iniative (ou Iniciativa de Todas as Espécies).
O projeto tem como objetivo, nos próximos 25 anos, catalogar todos os seres vivos da Terra - disponibilizando imagens precisas, dados históricos e genéticos sobre eles na internet.
Colegas de Wilson da Universidade de Harvard já começaram a catalogar espécies no Jardim Botânico de Nova York e na Amazônia brasileira.
Democratização
Segundo Wilson - que falou sobre sua idéia na quinta-feira à noite para uma platéia cheia na Royal Society, em Londres - a "democratização do conhecimento" sobre as espécies permitirá que novos projetos de preservação ambiental apareçam no mundo.
"Aposto que o século XXI será o século do meio ambiente. Não tem como não ser, pois as pessoas estão percebendo que o planeta não poderá crescer economicante sem a preservação e a exploração sustentável dos recursos naturais", disse o cientista.
Wilson defende uma "Enciclopédia Eletrônica das Espécies"
Só assim, problemas como a pobreza - que hoje atinge 800 milhões de pessoas no mundo - poderiam ser resolvidos.
Wilson afirma que o conhecimento que o ser humano possui das espécies ainda é extremamente pequeno.
"Sabemos que há cerca de 1,4 milhão de espécies na Terra, das quais apenas 10% são conhecidos e devidamente estudados. Além disso, hoje acredita-se que 4 milhões de espécies existam. Como podemos falar em manter a biodiversidade se nem sabemos quantas espécies existem?", indaga o cientista.
Questão de segurança
E.O. Wilson, como é conhecido, acredita que existe tecnologia disponível capaz de realizar essa listagem. Há, por exemplo, máquinas fotográficas que realizam imagens digitais de plantas e bactérias.
Essas imagens, uma vez ampliadas, são capazes de fornecer aos cientistas detalhes mais precisos do que "o mais potente dos microscópios", como explica Wilson.
Outra ajuda importante é a da biotecnologia, capaz de decifrar o código genético das espécies, o que pode levar ao desenvolvimento de, entre outros, novos medicamentos e terapias contra doenças.
"A diversidade genética do planeta é gigantesca", diz Wilson.
Segundo ele, se o ser humano continuar a destruir o ecossistema, o futuro da humanidade estará comprometido. Uma das razões é que a degradação ambiental acentua as diferenças sócio-econômicas.
"Além da questão humanitária, a preservação do meio ambiente deve ser tratada como uma questão de segurança. Não podemos exigir que o fanatismo religioso, como o que ocorre no Oriente Médio, deixe de existir se as pessoas são pobres e não tem acesso a itens fundamentais para a sua subsistência", opina.
Mesmo com todos os problemas, Wilson se diz otimista em relação ao futuro do planeta. "A ciência e o acesso ao conhecimento pode ajudar a humanidade", afirma.
Fonte: http://www0.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/021018_wilsonmtc.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário