quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ENCICLOPÉDIA ELETRÔNICA DA VIDA


Tudo o que defende a criação de Deus, é uma causa em que estou empenhado(Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)


-------------------------------------------------

Cientistas querem catalogar todas as espécies da Terra





Mariana Timóteo da Costa



Uma "Enciclopédia Eletrônica da Vida". É esse o plano de Edward O. Wilson para salvar o planeta.



Considerado um dos mais importantes cientistas do mundo, Wilson afirma que não se pode preservar a biodiversidade sem se conhecer devidamente as espécies que habitam o planeta. Por isso, ele idealizou a All Species Iniative (ou Iniciativa de Todas as Espécies).



O projeto tem como objetivo, nos próximos 25 anos, catalogar todos os seres vivos da Terra - disponibilizando imagens precisas, dados históricos e genéticos sobre eles na internet.



Colegas de Wilson da Universidade de Harvard já começaram a catalogar espécies no Jardim Botânico de Nova York e na Amazônia brasileira.



Democratização



Segundo Wilson - que falou sobre sua idéia na quinta-feira à noite para uma platéia cheia na Royal Society, em Londres - a "democratização do conhecimento" sobre as espécies permitirá que novos projetos de preservação ambiental apareçam no mundo.



"Aposto que o século XXI será o século do meio ambiente. Não tem como não ser, pois as pessoas estão percebendo que o planeta não poderá crescer economicante sem a preservação e a exploração sustentável dos recursos naturais", disse o cientista.





Wilson defende uma "Enciclopédia Eletrônica das Espécies"



Só assim, problemas como a pobreza - que hoje atinge 800 milhões de pessoas no mundo - poderiam ser resolvidos.



Wilson afirma que o conhecimento que o ser humano possui das espécies ainda é extremamente pequeno.



"Sabemos que há cerca de 1,4 milhão de espécies na Terra, das quais apenas 10% são conhecidos e devidamente estudados. Além disso, hoje acredita-se que 4 milhões de espécies existam. Como podemos falar em manter a biodiversidade se nem sabemos quantas espécies existem?", indaga o cientista.



Questão de segurança



E.O. Wilson, como é conhecido, acredita que existe tecnologia disponível capaz de realizar essa listagem. Há, por exemplo, máquinas fotográficas que realizam imagens digitais de plantas e bactérias.



Essas imagens, uma vez ampliadas, são capazes de fornecer aos cientistas detalhes mais precisos do que "o mais potente dos microscópios", como explica Wilson.



Outra ajuda importante é a da biotecnologia, capaz de decifrar o código genético das espécies, o que pode levar ao desenvolvimento de, entre outros, novos medicamentos e terapias contra doenças.



"A diversidade genética do planeta é gigantesca", diz Wilson.



Segundo ele, se o ser humano continuar a destruir o ecossistema, o futuro da humanidade estará comprometido. Uma das razões é que a degradação ambiental acentua as diferenças sócio-econômicas.



"Além da questão humanitária, a preservação do meio ambiente deve ser tratada como uma questão de segurança. Não podemos exigir que o fanatismo religioso, como o que ocorre no Oriente Médio, deixe de existir se as pessoas são pobres e não tem acesso a itens fundamentais para a sua subsistência", opina.



Mesmo com todos os problemas, Wilson se diz otimista em relação ao futuro do planeta. "A ciência e o acesso ao conhecimento pode ajudar a humanidade", afirma.



Fonte: http://www0.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/021018_wilsonmtc.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário